ATTÍLIO COLNAGO
Nascido no interior
do Espírito Santo, estudou artes na Universidade Federal do Espírito Santo, onde
ingressou em 1973. Sua ênfase é desenho de figura humana. Teve formação complementar por meio de participação ativa nos festivais de inverno de
Diamantina e Ouro Preto, onde se iniciou o contato com a arte religiosa
barroca, influência marcante em seu trabalho artístico,uma das matérias que
leciona atualmente nesta instituição.
Figura 1 - políptico (2007). acrílico sobre tela
O material recolhido
com o artista consiste em fotografias de desenhos preparatórios e estudos para
pinturas e objetos. O artista guarda vários cadernos de estudos datados, pastas e folhas avulsas; desenhos em escala com indicações de
dimensões para objetos e os chamados rascunhos recreativos, ou
seja, pequenos desenhos em folhas de agendas, cadernos etc.
O conjunto revela-se
extremamente rico e possui uma coerência facilmente perceptível. Os desenhos e
estudos detalhados refletem o processo do artista, que depura suas idéias a
partir da experimentação dos desenhos que não são, no entanto, guias rígidos de
conduta, mas seguem o fluxo característico da ação criadora deixando sempre
espaço para modificações que possam surgir e, mesmo que numa medida pequena, para
o acaso.
Figura 2 - desenho preliminar para díptico (1999)
Pode-se dizer, com
base na entrevista, que o processo do artista se conduz de forma bastante
fluida e coerente e percebe-se um grande envolvimento pessoal com a atividade,
que se reflete na obra. O ato de criação se torna aqui algo como um ritual onde
a obra é o resultado de uma interação entre vida e imaginação, realidade e
sonho, sendo o espaço físico que envolve o artista parte constituinte do
processo; isso levou a considerar a pertinência e a importância de registrar
também o espaço de trabalho do artista que é incorporado à obra, podendo levar
a pensar o ateliê como documento de processo vivo.
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