Atílio Colnago











ATTÍLIO COLNAGO



Nascido no interior do Espírito Santo, estudou artes na Universidade Federal do Espírito Santo, onde ingressou em 1973. Sua ênfase é desenho de figura humana. Teve formação complementar por meio de participação ativa nos festivais de inverno de Diamantina e Ouro Preto, onde se iniciou o contato com a arte religiosa barroca, influência marcante em seu trabalho artístico,uma das matérias que leciona atualmente nesta instituição.


Figura 1 - políptico (2007). acrílico sobre tela

O material recolhido com o artista consiste em fotografias de desenhos preparatórios e estudos para pinturas e objetos. O artista guarda vários cadernos de estudos datados, pastas e folhas avulsas; desenhos em escala com indicações de dimensões para objetos e os chamados rascunhos recreativos, ou seja, pequenos desenhos em folhas de agendas, cadernos etc.
O conjunto revela-se extremamente rico e possui uma coerência facilmente perceptível. Os desenhos e estudos detalhados refletem o processo do artista, que depura suas idéias a partir da experimentação dos desenhos que não são, no entanto, guias rígidos de conduta, mas seguem o fluxo característico da ação criadora deixando sempre espaço para modificações que possam surgir e, mesmo que numa medida pequena, para o acaso.



Figura 2 - desenho preliminar para díptico (1999)

Pode-se dizer, com base na entrevista, que o processo do artista se conduz de forma bastante fluida e coerente e percebe-se um grande envolvimento pessoal com a atividade, que se reflete na obra. O ato de criação se torna aqui algo como um ritual onde a obra é o resultado de uma interação entre vida e imaginação, realidade e sonho, sendo o espaço físico que envolve o artista parte constituinte do processo; isso levou a considerar a pertinência e a importância de registrar também o espaço de trabalho do artista que é incorporado à obra, podendo levar a pensar o ateliê como documento de processo vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário